21.11.13

i call this getting stripped by a business

eu não tenho pretensões de mudar o mundo nem de derrubar as mega-corporações malignas multi-bilionárias (mas eu bem que queria), mas nesse final de ano quero fazer um apelo a elas: vamos ~estar investindo~ menos em campanhas publicitárias megalomaníacas e garotos-propagandas que recebem milhões de dólares e mais em honestidade? que tal, amiguinhos?

eu queria poder ouvir rádio sem ter que escutar no intervalo aquela musiquinha irritante da decolar que eu nem sei o que diz, porque a qualidade é uma merda, mas deve dizer apenas mentiras porque o único ponto forte da decolar são os preços, e isso todo mundo ficou sabendo pelo boca-a-boca e não com jingles idiotas. eu também queria parar de ver propagandas de carro tentando me convencer que quando eu tiver aquele carro eu serei rica, bonita, aventureira, interessante, sofisticada, com um cachorro fofo companheiro e uma esposa/esposo gostoso fiel perfeito me esperando na minha mini mansão. sejamos honestos? que tal uma propaganda que diga quanto o carro vai consumir de combustível, e que deixe claro que as peças começarão a quebrar em aproximadamente 5 anos (uns quatro a mais do que o provável período de garantia), e que também em 5 anos ele já estará desvalorizado em 80%, mas que se você ainda assim precisar muito de um carro existem designers e engenheiros que se esforçaram o mínimo possível e exigido para fazer um design ligeiramente diferente do modelo anterior e de todos os outros carros no mercado, e um carro não passa de um trambolho espaçoso e complicado em cima de quatro rodas, mas olha só, tem luzinhas no painel! yay!

também queria poder assistir esquadrão da moda no discovery home&health sem ter que aturar nos intervalos comerciais aquelas "dicas femininas" que só estão lá para vender algum produto desnecessário. que tal a sinceridade? que tal dizer: olha essas marcas patrocinam e bancam nossos programas e nosso canal, então se você gosta de nos assistir, que tal contribuir com as marcas que fazer nossa existência possível? obrigadinha, beijos" OLHA QUE LINDO SERIA. mas não, eles preferem enfiar as tais marcas em dicas que parecem ser feitas sob medida para mulheres débil mentais, pra vender coisas tipo maquiagem, creme depilatório, bagulhinhos que deixam a casa cheirosa, produtos dove (pela """""""real beleza""""""" mas isso fica pra outro post). dicas ESCLARECEDORAS do tipo que tal trocar o hamburguer por um sanduíche mais light, de pão integral? (entra aqui a marca de pão integral). que tal deixar sua casa mais aconchegante com almofadinhas coloridas, um quadro diferente na parede e esse glade-odores-da-fazenda? que tal disfarças as olheiras com esse bagulho de disfarçar olheiras da marca tal, esse primer-sei-lá-que-merda da marca tal, essa base da marca tal, e arrematar o look com rímel e batom da marca tal? minha ~dica feminina~ pro canal discovery home&health: menos idiotização das mulheres em prol da venda de produtos, menos estereótipos femininos em mente quando da produção de material voltado para o público feminino; ou que tal apenas trocar a narradora de voz infantilóide das propagandas pra uma mulher que fale como uma mulher, não como uma adolescente que tá conversando com o irmãozinho de 4 anos?

aí vem a coca-cola e começa a imprimir mensagens felizes de final de ano nas porras das latinhas. olha, eu adoro coca-cola, acho que ~boicotar~ ou parar de consumir seria muito difícil pra mim, mas me incomoda demais essa imagem bondosa que eles tentam passar. todo mundo sabe que a coca-cola é uma mega empresa do mal que lucra da exploração do planeta e das pessoas, então porque não ser sinceros? hoje na minha latinha havia a mensagem COMPARTILHE RISADAS - A MAGIA ESTÁ EM VOCÊ. porrannnn coca-cola, valeu hein, o que seria da minha auto-imagem, da minha positividade, sem esse tipo de mensagem? como eu veria o melhor em mim mesma sem essa, né?

eu estaria me refrescando com meu xarope gaseificado muito mais tranquilamente se a mensagem fosse algo do tipo CONTINUE COMPRANDO NOSSOS PRODUTOS - HÁ PUBLICITÁRIOS DE MERDA FICANDO RICOS COM ESSES SLOGANS. ou algo do tipo OBRIGADA POR FINANCIAR MAIS UM ANO EXTREMAMENTE LUCRATIVO - VOCÊS NEM IMAGINAM, GRANA PRA CARALHO. mas tá, essas mensagens são muito longas para caber numa latinha.

eu me contentaria com algo do tipo: OBRIGADA POR NOS DEIXAR MILIONÁRIOS - A MAGIA TÁ NESSA GRANA LOKA porque né por nada não, mas os consumidores de toda essa bullshit merecem um obrigadinha.

Nenhum comentário: