19.12.13

ontem eu me formei. em letras. na fflch. acho que não significa muita coisa, ou significa mas não o que nós gostaríamos que significasse; tipo, outras faculdades e universidades tem toda uma cerimônia de encerramento desse período da vida, os alunos usam becas e chapéus quadrados e recebem canudos e tem discursos de professores e diretores e alunos e cai papelzinho brilhante do teto, as mães choram, os pais apertam mãos, tudo isso pra gente achar que se formar da faculdade significa o que a gente gostaria que significasse, isso é, algum tipo de encerramento de um ciclo, sair do dormitório da vida adulta e passar pra sala de estar ou sei lá o que, mas a verdade é que se formar não significa nada disso, e na fflch não tem colação de grau nem entrega de canudos o que só deixa bem explícito que não significa nada: não teve nenhum ciclo, nada acabou, eu só fiz algumas matérias esse semestre e fiz provas e passei e agora não tenho que me matricular semestre que vem, posso ocupar o tempo que eu utilizava assistindo aulas com alguma outra coisa, sei lá, academia?

eu sempre soube que as coisas que a gente faz na vida por padrão social não significam nada, eu nunca tive essas ilusões de fases e ciclos e importância na minha experiência social, mas quando acontece algo assim e o resto da vida só corrobora o não significado é muito estranho. é muito estranho não ter gente ao meu redor fingindo ou querendo acreditar ou realmente acreditando que eu concluí uma fase da minha vida, que eu mereço ser parabenizada, que foi um grande passo, uma pequena luta, um ~accomplishment~

porque não foi mesmo né. mas às vezes por mais que a gente saiba que não foi, é confortável ter aquela moldura social fazendo parecer que foi. é estranho essa falta de significado assim, tão seca, tão na cara, tão sem firulas.

eu não acredito em horóscopo, mas acredito em sabedoria grupais que nos inspiram e nos fazem identificar com algo. ultimamente eu tenho lido esse site aqui, que é um horóscopo semanal muito bonito. eu sei que a gente se reflete no que quer ouvir e ser, mas desde que eu comecei a ler, acho que foi uma semana depois do meu aniversário, o texto que esse site me ofereceu foi sempre. exatamente o que eu estava sendo ou precisava ser.

isso é o que meu horóscopo diz essa semana

The Italian painter Tintoretto (1518-1594) was a Libra. He worked with such vigor and passion that he was nicknamed Il Furioso -- The Furious. One of his crowning achievements was his painting Paradise, which is 74 feet long and 30 feet tall -- about the size of a tennis court. It adorns a huge wall in the Doge's Palace, a landmark in Venice. I propose that Tintoretto serve as one of your inspirational role models in 2014. The coming months will be an excellent time for you to work hard at crafting your own personal version of paradise on earth. You may not be so wildly robust to deserve the title "Il Furioso." But then again, you might. 

e tá aí minha resolução de fazer com que as coisas que eu faço, seja lá o que forem, tenham significado pra mim. não o significado social que a gente gosta de fingir que as coisas tem. significado pessoal, daqueles que você olha pra trás e pensa "porra, eu que fiz isso. pode crer."

é uma ambição bem genérica mas é o que eu tenho agora. é a perspectiva que eu tenho do meu paraíso pessoal.


Nenhum comentário: