17.3.15

anedotas de um site de moda

acabei de ouvir da minha chefe que um dos textos que eu postei no site tava parecendo ~publipost~. minha primeira reação foi dizer "queridos o que não parece publipost nesse site?" mas me calei e aceitei o novo aprendizado que foi: como fazer um texto não parecer publipost mesmo sendo.

(porque oficialmente não é, ninguém pagou pra gente publicar o texto, mas o pagamento na real é implícito e metafórico do tipo você publica nossa nova coleção, nossa nova loja, nosso novo produto como se fosse notícia e a gente chama vocês pra exclusivas, mandamos presentinho, convidamos pro happy hour de lançamento de alguma porrinha fashion, etc., aí a divulgação da nossa porrinha fashion é feita no espaço que podia ser usado pra textos legais e criativos)

acho curioso que num site onde todas as notícias parecem campanha publicitária (porque são) não pode usar certas palavras ou adjetivos ou coisas muito parecidas com o que tá no press release senão parece pago.

mas oxi.

não foi texto encomendado? não tenho que usar as informações e as fotos do press kit? quanta informação real vocês esperam que eu consiga colocar num texto de um parágrafo sobre o lançamento de uma coleção? qual é a de fingir que um texto publicitário é jornalismo? não vejo propósito, acho uma ofensa pra quem se chama escritor e/ou jornalista, acho que a gente tem mais é que ser honesto e deixar bem com cara de marketing mesmo porque é isso que é.

(toda essa reflexão me lembrou muito da hannah falando pro ray que conseguiu um trabalho como redatora numa revista e ele ri porque sabe que ela vai escrever aqueles artigos pagos por marca, que parecem artigos de verdade mas no fim tão apenas divulgando produtos da marca patrocinadora, e agora parando pra pensar a função da hannah conseguia ser até um tanto quanto ~artística~ e ~literária~ porque ela precisava ter ideias criativas, interessantes e engraçadas pra mascarar a publicidade toda - vide aquele episódio dos tipos de pai que a redação tem que criar. já eu? tô aqui copiando press release nada criativamente pois por incrível que pareça há pouquíssimo espaço pra criatividade nas redações de moda desse brasilzão de meu deus)

Nenhum comentário: