30.10.15

phony beatlemania has bitten the dust

estava aqui ouvindo o seguinte hit do richard hell and the voidoids (hit homônimo ao hit do patrono desse blog - vide nome - porém as canções não são relacionadas):


e decidi pesquisar ibagens desse conjunto punk porque meu cérebro apenas goes with the flow e vi que ele era adepto da tendência do mundo rock que eu mais amo, que é: usar a camiseta da própria banda. gente, amo???



(é claro que isso funciona quando você é o vocalista da única banda punk decente dos estados unidos)

(dscp ramones crazed fans, mas apenas verdades)

(posso até admitir que eles adicionaram importância à cultura punk, todo um visu da hora e icônico, toda uma postura junkie mas com uma elegância toda própria do movimento, porém musicalmente, amigos, não há nada que sequer se compare à ~força punk~ britânica, ao fervo todo, qué dizê, sid vicious se matando, the clash acontecendo, buzzcocks......... aí vocês me aparecem com ramones? plmdds)

(a vantagem de não gostar de ramones é que ninguém pergunta espantado "MAS NEM DAS LETRAS???" como acontece quando você diz não gostar de, sei lá, legião urbana, radiohead, ou qualquer outra banda artificialmente profunda que a galera gosta de chorar ouvindo)

(aliás, essa é uma beleza enorme do punk: não tem que ter letra incrível, não tem profundidade forçada nenhuma, é rock just for the sake of it, usar alfinete do nariz porque sim, é muito sincera a proposta, é um distanciamento completo do virtuosismo, das explicações por trás das músicas, da vontade de querer expressar algo artístico ou poético. nesse sentido, o ramones cumpriu bem o papel)

(television é considerado punk? se sim, reitero parte dos meus comentários pra dizer que richard hell and the voidoids e television são as únicas bandas decentes de punk americanas.)

anyway, vi o richard hell usando camiseta dos voidois e resolvi dar uma pesquisada, e vi que o trabalho já foi feito pra mim: aqui pra vocês uma lista de vários músicos usando camiseta da própria banda. a lista tem 4 partes e eu linkei aqui a em que morrissey (chuchuzinho) aparece, porque ninguém usou tão bem uma camiseta de sua própria banda quanto morrissey usou camisetas dos smiths, and here is the proof:


e tem essa, provavelmente minha preferida, porque gente elvis morrissey smiths the queen is dead, é tudo bom demais


mas, né, o que dizer de um homem que usa camiseta anunciando até a MORTE da própria banda (com o oscar wilde ilustrando, porque, claro, se é pra fazer a brincadeira vamos até o fim)


mas o mais legal é que até quando o morrissey não tava usando camiseta da própria banda, era bom gosto demais pra evitar o clichê da camiseta de banda


queria também fazer uma menção honrosa ao ezra furman (cuja banda eu considero até meio punk?? tipo, ezra furman and the harpoons é a banda que o bob dylan teria se ele tocasse punk, talvez? e eles são americanos e uma ótima banda, guess not all is lost for punk rock), nessa foto avistado usando uma camiseta com um pedaço de uma das letras mais maravilhosas de uma das músicas mais maravilhosas dos smiths




é isso aí.


















e você, leitor? na sua opinião, qual foi o artista que melhor usou camiseta da própria banda? você usaria camiseta da sua própria banda? participe da discussão! 














(iggy pop and the stooges era punk? se sim, reitero novamente meu comentário. e talking heads? ai, gente, não sei mais de nada)

Nenhum comentário: